Aprendizagem Criativa

Em 18/10/21 22:12 Atualizada em 18/10/21 22:50

Proposta por Mitchel Resnick do MIT Media Lab, a aprendizagem criativa baseia-se principalmente no construcionismo de Seymour Papert, também do MIT, o qual se inspirou nas ideias de Piaget, Paulo Freire, Montessori e outros grandes pensadores.

A Aprendizagem Criativa concentra-se na construção de ambientes de aprendizagem centrados em quatro dimensões básicas, são os chamados 4Ps da Aprendizagem Criativa:

• Projetos (Projects)
  • Paixão (Passion)
  • Parcerias (Peers)
  • Pensar brincando (Play)

PROJETOS (Projects)

As pessoas aprendem melhor quando estão envolvidas na criação de algo que pode ser compartilhado com os outros. Esse “algo” pode ser um produto físico ou virtual, como um carro de madeira, um programa de computador ou mesmo uma performance teatral. O processo de transformar ideias em algo concreto no mundo é muito rico e potente, pois ajuda as pessoas a sentirem uma sensação de realização, fornecendo uma direção concreta para as ações do aluno, além de ajudar a identificar potenciais equívocos e lacunas de conhecimento, o que permite o feedback dos outros envolvidos.

PAIXÃO (Passion)

Em vez de trabalhar em tarefas fechadas e impessoais, como problemas escolares predefinidos ou experiências científicas, os alunos são encorajados a se concentrar em questões e temas de interesse deles. O resultado final geralmente é uma sala de aula com estudantes altamente envolvidos e uma ampla gama de projetos. Ao se concentrarem em coisas que são relevantes, os alunos tendem a aprofundar as áreas cobertas por seu projeto, persistirem diante de desafios e conectar novas aprendizagens com outros aspectos de suas vidas pessoais.

Paixão

PARCERIAS (Peers)

O desenvolvimento de projetos de significado pessoal requer interações sociais positivas. Ao trabalhar em projetos individuais e colaborativos em um ambiente respeitoso, os alunos têm oportunidades de externalizar as ideias e os processos por trás de suas invenções, fornecer e receber críticas, desenvolver o trabalho de outros e se inspirar nas criações de outras pessoas. A colaboração também fornece um contexto genuíno para que os alunos aprendam sobre diferentes perspectivas sobre temas semelhantes, compartilhem recursos é intrinsecamente positivo; o problema é o uso que fazemos dele”.

Pares

PENSAR BRINCANDO (Play)

Para Resnick, “play” é talvez uma das dimensões mais importantes e incompreendidas da Aprendizagem Criativa. Não deve ser confundido com a motivação externa que normalmente é vista em jogos de computador. Play na Aprendizagem Criativa é entendido no espírito da “exploração livre e experimentação”, em que as crianças se envolvem com materiais não estruturados e jogos de imaginação. Em tais situações, não há certo ou errado, e novos caminhos são constantemente descobertos na interação com o meio ambiente

Pensar-Brincando