Artigos Publicados

Em 07/02/22 22:49 Atualizada em 07/02/22 23:01

Publicações em Anais:

O construcionismo aplicado ao ensino de clima: Uma proposta de aprendizagem criativa na Geografia escolar

Autor(es): MAYANE DO NASCIMENTO LIMA LEITE
Coautor(es):
 WANDERSON ALVES SANTOS, GUILHERME HENRIQUE DE SOUSA ANACLETO, LAYANNE ALMEIDA DE SOUZA
Link para download: http://www.abclima.ggf.br/sbcg2018/site/anais/arquivos/361/e29ac10b56819fb8f42c8d2d45319e9b.pdf

Rascunho: As discussões e propostas acerca do uso de estratégias e metodologias para o ensino de Geografia vêm se ampliando e legitimando a importância e a necessidade em desenvolver novas abordagens de ensino por meio das situações e vivências dos alunos. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma sugestão metodológica para o ensino de clima tendo como base as concepções de educação apresentadas por Seymour Papert e utilizando a categoria de análise da Geografia: “Paisagem” para desenvolver a proposta metodológica. Dessa forma, pretende-se adotar a metodologia da Aprendizagem Criativa, baseada no Construcionismo de Papert, para mostrar que o clima pode ser ensinado de uma forma diferente, ainda que associada ao método tradicional.